A primeira solução de resfriamento do gênero integra tecnologias de resfriamento a líquido e a ar para atender às necessidades de resfriamento misto em evolução nos data centers que dão suporte à IA
COLUMBUS, Ohio [Novembro 19, 2024] – Os operadores de data centers enfrentam o desafio de dar suporte aos ambientes que evoluem rapidamente e nos quais as aplicações de TI já estabelecidas coexistem com a computação de alta densidade sendo implementada para dar suporte à IA. A Vertiv (NYSE: VRT), uma fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, e a Compass Datacenters, que projeta, constrói e opera campi de data centers para algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, anunciaram hoje que têm colaborado para desenvolver uma solução pioneira que habilita futuras implementações de IA com a capacidade de flexibilizar entre resfriamento a líquido e a ar para dar suporte à computação de alta densidade. Engenheiros da Vertiv e da Compass colaboraram nessa visão para uma solução de resfriamento voltada para o futuro, com a Vertiv desenvolvendo e fabricando a solução tecnológica. As unidades iniciais serão implementadas em uma instalação da Compass no primeiro trimestre de 2025 como parte de um acordo de fornecimento planejado de vários anos e bilhões de dólares.
O Vertiv™ CoolPhase Flex, a última geração do Sistema Empacotado de alta eficiência Vertiv™ Liebert® DSE, integra capacidade de resfriamento líquido com tecnologias de resfriamento a ar com base em refrigerante e rejeição de calor em um único sistema empacotado. À medida que clientes de data center planejam suas estratégias de crescimento, o Vertiv CoolPhase Flex pode ser usado inicialmente como um sistema de resfriamento de expansão direta (DX) com economização integrada para respaldar um resfriamento a ar confiável e eficiente, e conforme mais computação de alta densidade é implementada, os recursos de resfriamento líquido podem ser simples e rapidamente envolvidos para dar suporte a aplicações de resfriamento líquido.
“Nossos clientes estão buscando formas rápidas, práticas e energeticamente eficientes para introduzir o resfriamento líquido para dar suporte à IA e outras aplicações de alta densidade, mas querem a flexibilidade de aproveitar o resfriamento a ar e dar suporte a cargas mistas nestas mesmas instalações”, disse Chris Crosby, CEO da Compass. “Temos uma visão para um futuro no qual podemos estar preparados para rapidamente implementar resfriamento líquido ou a ar para atender aos requisitos dinâmicos dos clientes e a Vertiv concretizou essa visão de uma forma muito inovadora. O Vertiv™ CoolPhase Flex proporciona um nível de flexibilidade que não tem comparação no mercado e que é altamente valiosa para nós e para nossos clientes.”
“A IA não está trazendo mudanças apenas para os data centers, ela está também mudando como os principais players da indústria trabalham em conjunto para viabilizar o crescimento. Operadores e clientes de data centers, fabricantes de chips, fornecedores de infraestrutura, concessionárias de energia e outros precisam trabalhar em conjunto para inovar e reduzir as barreiras para a adoção da IA”, disse Giordano (Gio) Albertazzi, CEO da Vertiv. “Os engenheiros da Compass Datacenters e da Vertiv trabalharam em conjunto para tornar esse importante projeto em realidade. O Vertiv™ CoolPhase Flex torna possível dar suporte à TI atual e rapidamente habilitar o data center do futuro. Com nossa profunda expertise e compreensão das complexidades das aplicações da IA, a Vertiv foi capaz de levar essa solução ao mercado de forma única.”
Os principais benefícios do Vertiv CoolPhase Flex incluem:
- Implementação mais rápida e mais simples da computação de alta densidade: Com o design híbrido empacotado do Vertiv CoolPhase Flex, a complexidade associada à adoção do resfriamento líquido é minimizada, reduzindo o tempo para implementação, bem como os custos associados e as indisponibilidades.
- Rigorosa Eficiência: Para o resfriamento a ar, a solução usa a tecnologia de economização por refrigerante bombeado (PRE) que troca automaticamente para o free-cooling sempre que as condições externas estiverem favoráveis. Quando as cargas de TI estão melhor amparadas pelo resfriamento líquido, o mesmo sistema é projetado para facilmente converter-se para distribuição de fluido líquido e remoção de calor e é compatível com soluções de resfriamento líquido que incluem o Vertiv™ XDU 1350.
- Economia de Espaço e de Custos: O sistema empacotado independente é instalado do lado de fora do data center, liberando valioso espaço dentro do data center. Os data centers modulares e os pátios de equipamentos da Compass são projetados para flexibilidade e escala, de forma que possam se adaptar a necessidades que evoluem e novas tecnologias. Isso quer dizer que os clientes poderão fazer upgrades do Vertiv CoolPhase Flex com pouco impacto nas operações e sem os altos custos associados com reconstruir ou realizar grandes retrofits.
A Compass também implementou a plataforma de serviços Vertiv™ Next Predict, alavancando análises preditivas para possibilitar à empresa mudar da manutenção reativa para a proativa em unidades de resfriamento selecionadas. A plataforma proporciona visibilidade na operação dos equipamentos e usa dados históricos e operacionais para identificar quando a manutenção é necessária.
“Uma ferramenta preditiva que nos permite saber antes do tempo quando o equipamento precisa de manutenção, ao invés de esperar até que haja um potencial problema de disponibilidade, é uma grande virada no jogo para equipamentos de resfriamento”, disse Crosby. “Tem sido incrível ter a Vertiv abrindo o caminho junto conosco.”
Para obter mais informações sobre infraestrutura digital crítica, acesse Vertiv.com, e para saber mais sobre data centers preparados para IA, visite compassdatacenters.com.
Sobre a Vertiv
A Vertiv (NYSE: VRT) reúne hardware, software, analytics e serviços contínuos para garantir que as aplicações vitais dos clientes funcionem continuamente, tenham um desempenho ótimo e cresçam de acordo com as necessidades do seu negócio. A Vertiv resolve os mais importantes desafios enfrentados pelos atuais data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais, com um portfólio de soluções e serviços de energia, refrigeração e infraestrutura de TI que se estende da nuvem à borda da rede. Com sede em Westerville, Ohio, EUA, a Vertiv faz negócios em mais de 130 países. Para mais informações, e para as últimas notícias e conteúdo da Vertiv, visite Vertiv.com.
Sobre a Compass
A Compass Datacenters, uma das empresas na lista das 5000 empresas com crescimento mais veloz da Inc. Magazine, projeta e constrói data centers para alguns dos maiores hyperscalers e provedores de cloud computing do mundo em campi ao redor do mundo. Nossa cultura corporativa é baseada na melhoria contínua e em inovação e tem nos permitido casar tecnologia com métodos modernos de fabricação para melhorar nossa capacidade de entregar os projetos de nossos clientes consistentemente mais rápido, sem sacrificar a qualidade. Desde nossa concepção, nossas iniciativas de sustentabilidade englobaram todo o data center – desde o design até a performance pós-entrega, incluindo o uso eficiente do solo, refrigeração sem água e um foco na redução de Gases de Efeito Estufa nos materiais usados para construir nossas instalações e em suas operações. A Compass adota uma perspectiva de longo prazo com a solidez financeira dos investidores Plano de Pensão dos Professores de Ontario e a Brookfield Infrastructure.
Declarações Prospectivas
Este comunicado de imprensa contém declarações prospectivas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios de Valores Mobiliários Privados dos EUA de 1995, da Seção 27 da Lei de Valores Mobiliários e da Seção 21E da Lei do Mercado de Valores Mobiliários. Essas declarações são apenas uma previsão. Eventos ou resultados reais podem diferir materialmente daqueles contidos na declaração prospectiva aqui apresentada. Os leitores são remetidos ao documento da Vertiv arquivado junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, incluindo seu mais recente Relatório Anual no Formulário 10-K e quaisquer Relatórios Trimestrais subsequentes no Formulário 10-Q para uma discussão desses e outros fatores de risco importantes relativos à Vertiv e suas operações. A Vertiv não se obriga a, e renuncia expressamente a qualquer obrigação de atualizar ou alterar suas declarações prospectivas para refletir novas informações, eventos ou desenvolvimentos futuros.
CONTATO
Sara Steindorf