Compreender as tendências em data centers é essencial para que as empresas possam decidir como gerenciar da forma mais eficaz a infraestrutura digital das quais suas empresas dependem. De fato, essa dependência por data centers apenas cresceu na medida em que a digitalização foi ganhando velocidade, em grande parte como uma resposta às mudanças inusitadas na geração e no uso de dados impulsionadas pela pandemia.
Ouvir especialistas de todo o mundo ajuda aos proprietários e operadores estabelecer uma estratégia contemplando a arquitetura da solução, a gestão do orçamento e objetivos operacionais mais amplos. É por isso que os especialistas da Vertiv em infraestrutura e suporte identificaram as cinco tendências abaixo previstas para impactar seu negócio no próximo ano, se já não o fizeram.
Criticidade similar à das concessionárias
Assim como outras concessionárias de serviços públicos, a disponibilidade do data center em áreas anteriormente não atendidas, como locais rurais ou remotos, é agora esperada, especialmente na medida em que trabalhar e estudar de casa continua a ser, ou se torna, uma prática comum para uma fatia maior da população mundial. Esse é mais um catalizador para a expansão dos data centers e para o fortalecimento das redes, já que a conectividade é fundamental. Na verdade, a distinção entre conectividade e disponibilidade (a medição tradicional do uptime de data centers) será extinta, já que não pode haver redes prontas para uso sem conexões fortes e protegidas.
Digitalização no Modo de Avanço Rápido (Fast Forward)
As mudanças nos estilos de vida trazidas pela pandemia global essencialmente estabeleceram uma nova base para a infraestrutura digital e os investimentos no ecossistema de TI devem acelerar para poder possibilitar capacidades de trabalho remoto mais seguras, confiáveis e eficientes. Em particular, os proprietários e operadores de data centers precisarão agora de melhor visibilidade das suas redes híbridas cada vez mais distribuídas. Aqueles que implementaram hardware e software de monitoramento cautelosamente no início da pandemia para minimizar a necessidade de chamadas de serviços presenciais no site provavelmente adotarão essas práticas como parte de suas operações no longo prazo.
Trazer as capacidades dos grandes data centers para espaços pequenos e para o edge
A crescente criticidade do edge atual criou a necessidade de arquiteturas mais complexas que possam funcionar como uma extensão dos data centers centrais. Sendo agora muito mais do que um simples gabinete de TI, garantir a disponibilidade desses espaços críticos demanda recursos vistos normalmente em data centers de hyperscale ou empresariais de grande porte. Esses recursos incluem o maior uso da inteligência do sistema para melhor controle e mais foco no gerenciamento térmico para uma eficiência energética aprimorada.
A conversa sobre 5G muda para o consumo e eficiência energética
A maioria dos fornecedores de serviços de telecomunicações tem conversado durante muitos anos sobre os benefícios do 5G focando em como a tecnologia deverá trazer mudanças sem precedentes para empresas e consumidores. Mas, conforme muitos países comecem a lançar seu 5G em 2021, a conversa deve mudar para o consumo de energia do 5G e métodos para melhorar a eficiência energética. Transformar a promessa do 5G em realidade requer uma rede densa que deve aumentar a demanda por energia em 3,5 vezes a do 4G, fazendo com que os fornecedores troquem o foco para a busca de práticas e produtos mais eficientes.
A sustentabilidade vem para a dianteira
O 5G é apenas uma parte da história sobre sustentabilidade que será um dos principais assuntos no próximo ano e depois. Conforme a dependência por data centers (principalmente instalações de hyperscale) acelera, haverá um escrutínio crescente em relação ao uso de água e de energia. E dado que a indústria de data centers é responsável por aproximadamente 1% do consumo global de energia, 2021 deve começar uma onda de inovações em infraestrutura, especialmente na área de gerenciamento térmico.
Para mais informações sobre como o seu data center pode aproveitar essas ou outras tendências da indústria, entre em contato com o escritório local da Vertiv.
Artigo em Destaque
Especialistas da Vertiv Preveem Criticidade Similar à das Concessionárias para os Data Centers em 2021
COMUNICADO DE IMPRENSA - Conforme o mundo passou a ser on-line da noite para o dia em razão da pandemia da COVID-19, a criticidade dos data centers e a inexorável dependência por eles em todos os aspectos da vida tornou-se o enredo permanente da crise.