Entendendo o significado de PDU e por que é importante escolher a PDU certa
Garantir alimentação de energia confiável e consistente para todos os equipamentos de missão crítica em seu data center não é uma realização pequena. Você sabe que uma fonte de alimentação de energia ininterrupta (UPS) ou um backup é necessário nesse sentido. Entretanto, não basta ter suficiente alimentação. Você precisa também poder distribuir a energia de uma forma confiável para seus diversos equipamentos. É aqui que uma unidade de distribuição de energia, ou uma PDU, aparece.
Embora a PDU tenha a função vital de ser o último elo na cadeia de toda sua infraestrutura de energia, vários colaboradores de data center são um pouco imprecisos sobre o significado de uma PDU. Em seu sentido mais básico, o papel de uma PDU é distribuir alimentação de CA de forma confiável para diversos servidores e outros equipamentos de TI no data center. Em grande medida, uma PDU funciona de forma muito parecida com uma tomada múltipla de proteção contra surtos ou uma régua de energia. Entretanto, as PDUs atuais incluem recursos e características que colocariam no chinelo a régua de energia mais sofisticada.
Quais são os principais tipos de PDUs?
Antes que você possa determinar qual a PDU certa para a sua aplicação, é uma boa ideia se familiarizar com os diferentes tipos de PDU existentes no mercado. Embora alguns data centers empresariais ou de colocation de hyperscale possam usar grandes unidades de distribuição de energia capazes de distribuir energia para filas inteiras, como o NetSure Série 8000, a maioria das aplicações de data centers precisam de rack PDUs (ou rPDUs).
Esses dispositivos que ficam no nível do rack podem ser básicos ou inteligentes, e podem ser divididos em quatro categorias principais:
- rPDUs Básicas proporcionam energia confiável para equipamentos críticos de TI dentro de um rack ou gabinete. Elas são as mais similares às réguas de energia comuns, e são uma solução inicial com bom custo. Alguns modelos oferecem recursos como receptáculos que podem ser travados para evitar desconexões acidentais dos equipamentos, assim como têm a possibilidade de acrescentar inteligência ou recursos inteligentes no futuro. As rPDUs básicas são uma boa opção para pequenas salas de servidores, em um local onde a equipe de TI fica no site, já que não podem ser gerenciadas nem monitoradas remotamente.
- rPDUs com Medição proporcionam distribuição de energia confiável junto com uma visualização em tempo real do uso de energia a partir de um visor de LED local. As equipes de data center podem usar a tela para controlar as principais métricas de utilização de energia, incluindo corrente, tensão e fator de potência, as quais podem ajudar com o planejamento de capacidade e com o balanceamento das cargas elétricas. Esse tipo de rPDU é uma boa escolha para ambientes de data center altamente seguros e com uma equipe de TI dedicada no site. rPDUs com medição também são um bom passo inicial para instalações que antecipam uma eventual necessidade de monitoramento remoto.
- rPDUs Monitoradas são um tipo de rPDU inteligente, ou smart. Elas vão um passo além das rPDUs com medição para oferecer funcionalidades de monitoramento remoto através da rede. Colaboradores do data center podem acessar remotamente em tempo real as métricas de consumo de energia até o nível da tomada e podem receber alertas quando forem ultrapassados os limiares determinados pelo usuário. Esses dispositivos normalmente incluem capacidade de monitoramento ambiental opcional para, além das métricas de energia, obter também métricas ambientais em tempo real.
- rPDUs Chaveadas oferecem o nível mais alto de recursos inteligentes, tornando-as as rPDUs mais inteligentes do mercado. Elas fazem tudo o que as rPDUs monitoradas fazem com o benefício adicional do controle individual no nível das tomadas. Isso significa que o pessoal autorizado do data center pode ligar, desligar ou reinicializar equipamentos que não estão respondendo a partir de um local remoto usando uma interface web intuitiva. Eles podem também limitar o uso de energia em uma tomada para evitar sobrecargas acidentais. Esses recursos se juntam para proporcionar a solução definitiva para ter controle sobre o uso de energia, a eficiência e a disponibilidade do data center. Esse controle pode ser igualmente importante para data centers de grande porte e para locais de edge pequenos, remotos e que não tenham equipes de TI no site.
5 perguntas que devem ser feitas antes de escolher uma PDU
Agora que você tem uma melhor compreensão do significado de uma PDU, você pode começar a refinar as opções e escolher a melhor rPDU para a sua aplicação individual. Comece fazendo as seguintes perguntas:
- Quais são os requisitos de potência para seus equipamentos críticos de TI? Calcule os quilowatts (kW) aproximados que são necessários para os equipamentos instalados ou que possam vir a ser instalados em cada rack. Para garantir que você tenha flexibilidade para escalar o seu data center no futuro, considere as necessidades para crescimentos esperados. É uma boa ideia planejar para mais potência do que você precisa agora, de forma que tenha espaço para crescer.
Uma vez que saiba a necessidade de kW, você precisará escolher uma rPDU que suporte a quantidade de fases necessária (monofásica ou trifásica) junto com as necessidades de corrente e de tensão.
- Você tem espaço disponível no rack para a rPDU? Rack PDUs vem em formatos horizontais ou verticais (zero U). rPDUs horizontais normalmente necessitam de 1U a 2U de espaço em um rack de equipamentos padrão de 19 polegadas. Se você precisa manter o espaço de seu rack livre para outros equipamentos, uma rPDU vertical pode ser a melhor escolha. Unidades verticais podem ser montadas nos trilhos verticais da moldura do rack, então não ocupam espaço de montagem de equipamentos críticos dentro do rack.
- Quantas tomadas você precisa, e de que tipo? Unidades horizontais de rPDU normalmente oferecem entre oito e dezesseis tomadas, enquanto rPDUs com montagem vertical podem ter até 54 tomadas. Ao calcular o número de tomadas que você precisará, certifique-se de que está contabilizando equipamentos além dos seus servidores, como luzes e ventiladores de refrigeração. Sempre tenha a certeza de estar considerando o crescimento futuro.
Você também precisa pensar sobre tomadas e que tipos de plugues seus dispositivos têm. Uma rPDU que ofereça tomadas combinadas lhe dá a flexibilidade para conectar diferentes tipos de plugues na mesma tomada, o que pode ser útil para garantir uma infraestrutura preparada para o futuro conforme as necessidades de configuração dos seus equipamentos evoluam.
- Quais recursos adicionais darão suporte aos seus objetivos energéticos? Não faltam adereços nas rPDUs atuais. Pense bem sobre quais são os mais importantes para o seu ambiente. Algumas das opções mais populares e que valem a pena ser consideradas incluem:
Tomadas alternadas com codificação por cores. Para simplificar o balanceamento de circuitos/fases e o gerenciamento de cabos, alguns fabricantes de rPDUs oferecem tomadas alternadas com codificação por cores, o que simplifica bastante o processo de implementação ao mesmo tempo em que ajuda a evitar circuitos sobrecarregados ou potência ociosa.
Tomadas traváveis. Mecanismos de trava de tomadas asseguram a conexão física entre os equipamentos de TI e a rPDU para garantir que os cabos de alimentação não sejam acidentalmente tirados da tomada causando uma queda involuntária da carga.
Classificação para altas temperaturas. Uma rPDU classificada para altas temperaturas deve ser considerada em ambientes com altas temperaturas para garantir a confiabilidade e a disponibilidade da distribuição de energia. Dependendo do fabricante, as temperaturas máximas de operação podem variar entre 45 graus Celsius até 60 graus Celsius.
Dispositivos de monitoramento com troca a quente (hot-swap). Algumas rPDUs básicas que podem passar por upgrades e rPDUs inteligentes oferecem a opção de atualizar dispositivos de monitoramento facilmente para alavancar novas tecnologias e acomodar necessidades empresarias que mudem, sem precisar trocar todas réguas ou interromper a alimentação para servidores críticos.
Agregação de IP - Gestores de data centers podem reduzir os custos de implementar rPDUs inteligentes escolhendo unidades com recursos de agregação de IP. Outros recursos como agregação de IP com autoconfiguração de dispositivos a downstream também podem reduzir consideravelmente os custos e o tempo de implementação.
Comunicação fora de banda. Se a rede primária para a rPDU cair, algumas rPDUs proporcionam comunicação redundante através da integração com dispositivos de gerenciamento fora de banda, como consoles seriais ou switches KVM.
- Você está querendo padronizar em aplicações globais? Empresas que operam data centers ao redor do mundo muitas vezes sofrem com a grande diversidade dos padrões elétricos mundiais, levando a uma grande quantidade de SKUs, aumentando os custos e a complexidade da cadeia de suprimentos. Empresas como a Vertiv estão dando a resolução para esse problema introduzindo unidades de distribuição de energia universais que podem funcionar em todo o mundo para simplificar implementações globais.
Rack PDUs Ofertadas pela Vertiv
A Vertiv oferece um amplo portfólio de rPDUs padrão para todas as aplicações de TI, variando desde as rPDUs Básicas confiáveis e com ótimo custo-benefício até as robustas rPDUs Chaveadas com monitoramento e controle. Todas as unidades são 100% testadas para confiabilidade e para funcionalidade e vêm com uma garantia que permite a tranquilidade.
Alguns de nossos produtos mais populares incluem:
Rack PDU Básica Vertiv™ Geist™. Essa rPDU básica combina distribuição de energia no rack confiável com opções de configuração simples e convenientes para o comprimento do cabo de alimentação e as cores do chassi.
Rack PDU com Medição Vertiv™ Geist™. Esse rPDU com medição e que pode ser atualizada proporciona acesso instantâneo às métricas de consumo de energia no visor digital local e apresenta tecnologia de troca a quente para que possa ser facilmente convertida em uma rPDU monitorada inteligente.
Rack PDU Monitorada Vertiv™ Geist™. Uma rPDU inteligente, esse modelo oferece opções de monitoramento local e remoto em conjunto com monitoramento ambiental opcional. Ela pode ser usada com o App móvel Vertiv™ VLC para que você tenha na palma da mão os dados completos sobre a energia e o ambiente.
Rack PDU Chaveada Vertiv™ Geist™. Esse modelo inteligente coloca o controle total da distribuição de energia nas mãos da sua equipe, com controle e monitoramento local e remoto. Isso inclui a capacidade de reinicializar tomadas remotamente para ligar/desligar equipamentos de TI que não respondem ou aumentar a autonomia de um equipamento crítico quando houver queda de energia.