Atualmente, uma grande parte das equipes de TI implementa, dá suporte e gerencia remotamente aplicações, sistemas, servidores e dispositivos de rede que estão geograficamente espalhados e, algumas vezes, localizados em todo o mundo. Na maioria dos casos, esta infraestrutura de TI é a força vital da organização, viabilizando todas as operações críticas para o negócio. E ela apenas continua a evoluir e a crescer.
À medida que o ritmo da inovação tecnológica e a sua adoção continuam a acelerar, e as organizações se tornam cada vez mais digitais, a prática do gerenciamento de TI se torna mais crítica e ao mesmo tempo mais complexa. As organizações precisam de uma estratégia para o gerenciamento da infraestrutura de TI que seja tão sofisticada quanto as tecnologias sendo gerenciadas, para não colocarem em risco os sistemas de TI críticos que fazem seus negócios funcionar.
O que é gerenciamento de TI?
O gerenciamento de TI, algumas vezes chamado de gerenciamento da infraestrutura de TI, engloba todo o trabalho para manter a infraestrutura de TI funcionando de forma eficiente e sem percalços. A maioria das organizações tem hoje tolerância zero para indisponibilidades (downtime). Isso quer dizer que seus data centers, gabinetes de TI, salas de servidores, laboratórios de testes, torres celulares e quaisquer outros locais onde dados são processados precisam estar sempre funcionando e sempre disponíveis.
Como o footprint dessa infraestrutura de TI está se expandindo exponencialmente, as equipes de TI dependem cada vez mais de acesso remoto e seguro via o melhor software de gerenciamento de infraestrutura de TI para monitorar e controlar a operação e a saúde dos dispositivos de TI e, em última instância, manter suas organizações operando de forma confiável 24 horas por dia.
Como é uma boa solução para gerenciamento de TI?
Há diversos pontos que qualquer software de gerenciamento de TI altamente eficaz precisa atender. Dada a natureza crítica do trabalho realizado pela equipe de TI, é recomendável ter certeza de que a estratégia utilizada possa cobrir todas as bases, empoderando sua equipe de TI para acompanhar o ritmo das progressivas demandas digitais.
Conteúdo Relacionado
ARTIGO
WHITE PAPER
1. Recursos para gerenciamento centralizado fora de banda. O acesso remoto aos dispositivos de TI como servidores - bem como aos equipamentos de rede por trás desses dispositivos, incluindo firewalls, roteadores e switches - é cada vez mais importante devido tanto ao crescimento acelerado do edge computing como à tendência do trabalho remoto. Dispositivos como consoles seriais e switches KVM(teclado, vídeo e mouse) proporcionam acesso remoto e podem até mesmo permitir que as equipes de TI gerenciem sua infraestrutura de TI quando a rede estiver fora ou nem mesmo existir. Ao usar tais dispositivos, os membros da equipe podem identificar e resolver problemas com celeridade e restaurar rapidamente os serviços, minimizando o downtime.
Além disso, atualmente as equipes de TI muitas vezes precisam de acesso remoto seguro para uma variedade de aplicações críticas para os negócios de forma a realizar suas diversas tarefas. Uma plataforma para o gerenciamento de TI centralizado, que proporcione às equipes de TI todos os tipos de acesso de que precisam e que seja baseada no melhor software de acesso remoto para suporte de TI do mercado, é importantíssima para manter alta a produtividade e a moral do time. Com tal sistema, as equipes de TI podem realizar tudo nas suas listas cada vez maiores de coisas a fazer, independentemente de onde os membros da equipe e a infraestrutura de TI estejam localizados.
2. Controle granular do acesso e do uso dos dispositivos. Possibilitar o acesso remoto à infraestrutura de TI cria eficiências, mas ao mesmo tempo abre a porta para preocupações com a segurança. Isso torna crítico escolher o software de acesso remoto a TI que permita controlar e dimensionar corretamente os privilégios de administrador de rede do sistema. Preferencialmente, você quer uma solução com diversas camadas de controle de segurança para autenticar usuários e gerenciar seus privilégios, incluindo definir os acessos pelos cargos e funções exatas. Felizmente, configurar controles granulares para dispositivos de rede de TI é agora mais fácil do que nunca, permitindo que as equipes de TI proporcionem o acesso correto enquanto mantêm as redes seguras.
3. Capacidade para gerenciar e monitorar infraestrutura de TI heterogênea. À medida que a quantidade de dispositivos de TI continua a crescer e se expandir, as empresas precisam de uma plataforma neutra em relação ao fornecedor para gerenciar tudo - dos servidores aos equipamentos de rede, às unidades de distribuição de energia nos racks (rPDUs) e aos sistemas de alimentação de energia ininterrupta (UPS). Uma plataforma de gerenciamento de TI e um software de monitoramento da infraestrutura de TI que acomodem a diversidade é a melhor forma para as equipes de TI simplificarem e centralizarem o gerenciamento de sua rede de TI de ponta a ponta. Isso garante que as equipes de TI possam manter um olho na saúde e nas condições de todos os dispositivos, independentemente da marca ou fornecedor.
4. Escalabilidade entre data centers, sites de edge e dispositivos. Os requisitos tecnológicos de uma organização apenas continuarão a crescer conforme a rede wireless 5G, a inteligência artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT), o aprendizado de máquina (ML) e todos os avanços tecnológicos ainda por ser descobertos continuem a proliferar. Qualquer solução para gerenciamento de TI que você escolha hoje precisa ter a flexibilidade para crescer e expandir facilmente junto com o seu negócio e suportar a adição de novas instalações, dispositivos e aplicações empresariais.
5. Uma abordagem preparada para o futuro. Além da capacidade de escalar dentre locais e dispositivos, as soluções para gerenciamento de TI precisam também permitir que as equipes de TI inovem facilmente e precisam possibilitar melhorias na segurança, no desempenho e nas funcionalidades, conforme necessário. Isso quer dizer que um software proprietário para a infraestrutura de TI provavelmente não é a melhor escolha. Tais soluções frequentemente limitam o que as equipes de TI podem fazer e forçam os membros da equipe a que se atenham ao programa estabelecido ao invés de evoluir conforme as necessidades mudem. Por outro lado, softwares de código aberto, com base em padrões abertos e APIs, não apenas economizam tempo e dinheiro, mas também dão às equipes de TI maior flexibilidade para trabalhar da forma que faça mais sentido. As soluções de código aberto ajudam as redes de TI a acompanhar o ritmo do mercado e das necessidades tecnológicas altamente dinâmicas, e garantem a continuidade dos negócios no longo prazo.
Soluções para gerenciamento de infraestrutura disponíveis na Vertiv
A Vertiv oferece uma ampla variedade de softwares e soluções para acesso remoto de TI, incluindo uma plataforma abrangente de gerenciamento de TI que combina o melhor software de monitoramento de infraestrutura com suporte de TI por acesso remoto.
Ecossistema Vertiv™ Avocent® ADX
O produto combina uma série de ferramentas para criar a solução mais rápida e mais rica em recursos para automação, gerenciamento, monitoramento e controle de todos os dispositivos de TI que movimentam o negócio. A segurança é inigualável nesta plataforma de gerenciamento de TI expansível, resiliente e escalável. Construída sobre uma arquitetura comum segura, o Ecossistema Avocent® ADX proporciona a melhor performance e a melhor agilidade para suas necessidades de gerenciamento de TI em constante mudança.
Com as plataformas e produtos para gerenciamento de TI, Vertiv™ Avocent® e Cybex, as equipes podem contar com o total controle sobre sua rede dispersa e seus dispositivos distribuídos em qualquer lugar do mundo.