Os Data Centers Modulares Pré-Fabricados são uma escolha cada vez mais popular
As redes atuais são construções híbridas e complexas, normalmente com um data center empresarial no centro garantindo interações sem interrupções entre os recursos na nuvem, em colocation e na borda. O mix se altera constantemente, reagindo a demandas de capacidade específicas e a forças externas do mercado. A construção de data centers desacelerou durante a pandemia da Covid-19, levando a uma limitação da disponibilidade justo quando aplicações com grande necessidade de computação, como IA e aprendizado de máquina, estavam se intensificando. Problemas com a cadeia de suprimentos continuam a limitar a capacidade disponível. Essa realidade força as organizações a considerar alternativas para atender às suas necessidades urgentes por capacidade, e as soluções modulares pré-fabricadas são uma escolha cada vez mais popular.
As tecnologias modulares são soluções sofisticadas, customizáveis e escaláveis para os desafios modernos relativos à capacidade, oferecendo uma confiabilidade construída na fábrica, implementação rápida, flexibilidade e eficiência, que vão além das possibilidades das construções tradicionais no local ou outras alternativas.
Capacidade de Data Center - onde, quando e quanta?
Correndo o risco de dizer o óbvio, o mercado de colocation (colo) está em expansão, com cerca de 5000 data centers de colocation no mundo e com aproximadamente 1 em cada 5 organizações atualmente locando capacidade de provedores terceirizados. O mercado deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,5% até 2027, eventualmente chegando a US$ 136 bilhões em 2028.
Uma grande parte da força de trabalho passou a ter uma modalidade de trabalho híbrida ou remota durante a pandemia, e muitas organizações ajustaram suas estratégias de rede para acomodar esse novo modelo. As redes tornaram-se ainda mais descentralizadas e dependentes de métodos híbridos, alavancando recursos na nuvem, em colos e na borda conforme as organizações foram repensando o papel do data center empresarial tradicional. O tempo médio de tela dos adultos aumentou entre 60 a 80% durante a pandemia, houve uma explosão do streaming de vídeos e um súbito avanço na quantidade de videoconferências, sobrecarregando as redes que não foram construídas com esse propósito.
Nos últimos 20 anos, as colos foram uma solução confiável para empresas buscando adicionar capacidade rapidamente, mitigar os desafios da latência ou expandir além da sua presença física. Entretanto, conforme operadores de data centers empresariais buscam dar suporte a uma maior carga de computação devida às avançadas tecnologias computacionais, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, e dar suporte à maior complexidade - e às necessidades de alimentação e refrigeração - a capacidade disponível no mercado torna-se limitada. As organizações estão se voltando para novos parceiros que os ajudem a rapidamente atualizar suas instalações de forma a dar suporte à computação avançada necessária e às arquiteturas de maior densidade.
O Data Center Modular como uma alternativa
Como resultado dessa dinâmica de mercado evolutiva, várias organizações necessitam adicionar capacidade com urgência. Elas estão crescendo, dependendo mais do que nunca das aplicações digitais, e as opções internas não são suficientes. Assim, elas estão buscando formas de adicionar capacidade rapidamente, de forma fácil e que não comprometa a segurança da rede ou a lucratividade. Cada vez mais, a alternativa preferida é a computação modular pré-fabricada.
Os data centers modulares pré-fabricados não são novos, porém as tecnologias e práticas de construção foram consideravelmente refinadas desde seu surgimento há aproximadamente 15 anos. Essas soluções de TI sofisticadas e completamente integradas podem ser configuradas para atender necessidades específicas e podem ser implementadas rapidamente onde a computação for necessária.
O mercado está prestando atenção. Em uma recente pesquisa da OMDIA realizada com tomadores de decisão de data centers, 52% deles disseram já ter implementado soluções modulares integradas e 99% afirmaram planejar fazê-lo no futuro. De fato, 93% disse que pretende tornar as soluções modulares pré-fabricadas seu processo de construção padrão daqui para a frente. Qualquer hesitação inicial já se extinguiu há muito tempo já que os operadores descobriram que essas tecnologias são uma alternativa própria, fácil e economicamente acessível às estratégias estabelecidas, oferecendo diversos benefícios em relação à construção tradicional de data centers.
-
Projetados na fábrica: Como são projetadas, montadas e testadas na fábrica, as soluções pré-fabricadas são robustas, confiáveis e replicáveis - considerações importantes ao adicionar capacidade incrementalmente. Essa confiabilidade gera ganhos durante a vida útil do sistema, reduzindo a necessidade de reparos e de chamadas de assistência.
-
Velocidade de implementação: Soluções modulares integradas podem ser construídas enquanto as atividades no site continuam, eliminando os longos prazos que são comuns para novas instalações. Além disso, como são totalmente integradas e praticamente plug-and-play, essas soluções podem ser comissionadas e estar operacionais muito mais rapidamente do que as construídas de forma tradicional. Essas vantagens podem reduzir o tempo para que a computação esteja funcionando em até 30%.
-
Escaláveis: Muitas organizações não crescem em megawatts. Com as soluções modulares integradas, elas podem adicionar capacidade quando e onde ela for necessária. Dimensionar essas adições de forma certa para atender às necessidades de cargas de TI específicas simplifica o planejamento de capacidade e elimina o desperdício, reduzindo o uso de energia, os custos e a pegada de carbono.
-
Customizáveis: Os módulos modernos são construídos de forma customizada de acordo com as especificações do cliente, assim, a configuração e a construção podem ser replicadas rapidamente e de forma eficiente à medida que a demanda cresce. Isso reduz a complexidade e a confusão ao longo da rede e simplifica as operações e os serviços.
-
Flexíveis: A maioria das instalações são construídas para que possam ter refrigeração a ar, mas se a densidade dos racks aumenta - para, por exemplo, dar suporte às aplicações de computação avançadas - as tecnologias tradicionais de refrigeração não são suficientes. Inserir tecnologias de refrigeração líquida nesses ambientes demandaria enormes investimentos em infraestrutura, o que normalmente não é viável. Soluções modulares integradas podem ser construídas e configuradas para dar suporte a várias arquiteturas, incluindo computação de alta densidade e refrigeração líquida.
-
Sustentáveis: Como são sistemas integrados e fechados, eles podem ser feitos de forma a eliminar desperdícios - desperdício de materiais, bem como de consumíveis como energia e água - e serem mais sustentáveis do que aqueles feitos a partir de um design tradicional. Até mesmo a entrega propicia a sustentabilidade ao eliminar os diversos deslocamentos para a entrega de cada parte do equipamento - eles têm uma única entrega para o sistema integrado.
-
Portáteis: À medida que as redes atuais se tornam mais distribuídas, elas se tornam menos previsíveis. Uma solução modular é portátil e pode ser relocada conforme a demanda da rede se altera - para, por exemplo, dar suporte a uma aplicação que necessite de baixa latência.
-
Certeza dos custos: Embora as soluções modulares não sejam imunes às condições externas do mercado, flutuações desenfreadas - como as que a indústria enfrenta atualmente por causa das limitações da cadeia de suprimentos - são improváveis. Além disso, o custo total de propriedade é geralmente menor para soluções modulares integradas do que para construções tradicionais ou locações de longo prazo.
Estudo de Caso:
Quando um site de patrulhamento de fronteira inglês em Kent precisou adicionar capacidade rapidamente, e uma construção tradicional de data center não era possível devido aos prazos, o governo pode adicionar capacidade de computação em apenas dois meses ao usar o Vertiv™ SmartMod™.
Dada a natureza sigilosa dos dados sendo processados, a resiliência era crítica, da mesma forma que ter um fornecedor local de serviços com a experiência necessária e um histórico de excelência no atendimento ao cliente. A segurança física e cibernética também eram fatores importantes. A instalação de edge computing precisava ser projetada também visando a eficiência, com baixos níveis de desperdício de energia.
O data center independente e pré-fabricado Vertiv™ SmartMod™ proporciona altos níveis de disponibilidade, eficiência energética e controle em uma unidade autônoma que foi implementada como uma adição ao site de Kent já existente. O Vertiv™ SmartMod™ é customizável para aceitar uma ampla variedade de capacidades, níveis de redundância e tipos de rejeição de calor. Para este projeto, a Vertiv desenvolveu um sistema e baterias para os quilowatts por carga de rack especificados pelo cliente.
A unidade foi configurada com um corredor quente/corredor frio para operar de forma mais eficiente e foi montada com equipamentos energeticamente eficientes. O Controlador Vertiv™ Liebert® iCOM™ equipara a refrigeração à carga de TI para reduzir o consumo e os custos com energia. A unidade foi montada com câmeras de vídeo e alarmes de acesso para lidar com as questões de segurança.
Dois meses após o pedido ter sido feito, um novo data center estava pronto para entrar em funcionamento. O sistema é respaldado por suporte contínuo e manutenção dos equipamentos pela Vertiv e, como a maioria dos componentes vieram da Vertiv, o site pode ser atendido por uma só equipe (cuidando também da questão de segurança).
Se necessário, a unidade pode também ser transferida para outro site no futuro, para dar suporte a diferentes requisitos de computação. Essa flexibilidade torna o investimento em uma unidade do Vertiv™ SmartMod™ uma escolha estratégica para as empresas que possuem sites temporários ou requisitos de computação que mudam.
Clique aqui para ler o estudo de caso completo
Data Centers Modulares Pré-Fabricados fazem sentido para adicionar capacidade
A complexidade das novas tecnologias e a distribuição da borda da rede está levando os data centers empresariais a precisar adicionar capacidade, muitas vezes em quantidades imprevisíveis, ao mesmo tempo em que problemas da cadeia de suprimentos estão desacelerando o ritmo de construção de data centers. As soluções modulares pré-fabricadas oferecem uma atraente combinação de capacidade de implementação rápida, escalabilidade, confiabilidade, possibilidade de customização, flexibilidade de infraestrutura, portabilidade e custo total de propriedade baixo. Para data centers buscando adicionar computação, alimentação de energia ou refrigeração em incrementos menores, as soluções modulares podem ser a melhor saída. Soluções modulares representam uma tábua de salvação que pode mitigar demandas urgentes por capacidade e facilitar um crescimento duradouro.