Dos ataques cibernéticos feitos aos maiores varejistas aos hackers dos estúdios de Hollywood, a cibersegurança está agora, mais que nunca, na mente de todos os CIOs do mundo – corretamente. De acordo com nosso recente artigo na revista Data Center Journal, a causa mais comum de violação de dados é ataques maliciosos ou criminais, que poderiam terminar não apenas custando noites de sono para os CIOs, mas também milhões de dólares; em alguns casos mais de U$ 5,4 milhões.
Embora estes ataques possam ser devastadores, existem algumas melhores práticas para ajudar a evitar o desastre cibernético:
- Não dê uma “porta dos fundos” para os hackers: Para evitar a violação de dados, considere isolar a sua rede para evitar acesso fácil às suas informações. Uma vez que o acesso pode ser registrado através do isolamento da rede, atividade não desejada pode ser monitorada e assinalada. Para isolar sua rede e limitar as ameaças sem comprometer o acesso necessário e a performance, considere utilizar redes fora de banda isoladas. Estas redes proporcionam acesso completo, em tempo real, sem dar aos hackers entrada pela “porta dos fundos”.
- Execute os três A’s: Autenticação, autorização e auditoria são todas críticas para a segurança de sua rede. Assegure sua cibersegurança usando uma autenticação de usuário detalhada através de um processo centralizado e controlado, enquanto ainda permitindo fácil acesso aos administradores.
- Assegure a confiança e as melhores práticas com fornecedores externos: A prestação de serviços ao equipamento de data center normalmente requer que se permita acesso atípico a informações confidenciais sobre seu data center para pessoas de fora da sua organização. Mesmo as novas tecnologias estão agora requisitando atualizações de software enquanto compartilhando endereços de IP e portas de rede para receber estas atualizações. Embora você possa ter confiança nas políticas de segurança de sua organização, é também importante que, da mesma forma, você confie nas medidas de segurança praticadas por aqueles terceiros ou contratados.
Segurança é um processo complexo, sem fim, mas os parceiros certos podem ajudá-lo a ultrapassar esta complexidade e assegurar que sua rede – e sua empresa – não se torne a próxima vítima.
Ques outras melhores práticas você usa para assegurar que sua rede seja segura?