Em 1998, eu estava em um prédio da moda no bairro Temple Bar, em Dublin, com meu reluzente novo celular Nokia 5110. Eu estava em uma apresentação sobre como a internet mudaria o comportamento da sociedade. O palestrante nos disse que aquilo que iria nos mostrar era ilegal. Olhamos uns para os outros animadíssimos por estarmos em alguma coisa ardilosa. Ele então fez uma chamada telefônica por IP através da largura de banda de duas linhas ISDN (Rede Digital de Serviços Integrados), o que, naquele momento, era ilegal na Irlanda.
O palestrante então nos contou uma história sobre como em 10 anos estaríamos reservando vôos através de nossos telefones, fazendo o check-in através dos nossos telefones e embarcando com os nossos telefones. Quando desembarcássemos, chamaríamos um taxi através de nossos telefones para nos levar a um hotel que teria sido reservado on-line e usaríamos nosso GPS (Sistema de Posicionamento Global) para chegar lá. Me lembro nitidamente, não porque parecia irreal, mas sim porque era tão completamente diferente do que eu conhecia como sendo um comportamento normal naquele tempo. É o padrão agora e não há como voltarmos para o que era antes.
Qualquer um que tenha estudado a ciência do comportamento sabe que mudar comportamentos leva tempo e ocorre em etapas. Nesse momento, muita gente está passando por uma grande mudança em seu trabalho no que se refere ao seu transporte, local e interações profissionais; mudanças essas que passaram por cima de todas as etapas do processo de mudanças. Não houve uma pré-contemplação, contemplação, intenção ou preparação. Elas estão subitamente no agora, tendo novos comportamentos em novos ambientes. Para muitos, esse novo ambiente não é de todo ruim. Eles são convertidos voluntariamente, por assim dizer, e há poucas chances de uma reversão.
Esse é provavelmente o novo "normal" mesmo nos próximos meses quando as restrições à movimentação forem relaxadas.
Falando sobre mudanças sísmicas na sociedade que são motivadas por grandes eventos, Robert Kargon, um professor de história da ciência na John Hopkins University, disse: "Esses tipos de emergências aceleram tendências que já existem na sociedade". Nesse momento, parece existir um desejo por um planeta mais sustentável, um melhor balanço entre trabalho/vida pessoal, menos deslocamentos e flexibilidade no trabalho.
Até os recentes eventos, alguém poderia argumentar que a Internet ampliou nossas vidas diárias. Agora, ela se tornou crítica para nossas vidas diárias - nossa interação visual com outros que não podemos visitar, nossa subsistência, nossa segurança e nossa sanidade. Ela finalmente encontrou sua razão de ser?
Mesmo profissionais que não eram dependentes de tecnologia, como os professores, instrutores de academias e médicos estão usando a tecnologia como nunca usaram antes. Ela se tornou seu novo normal, então, qual será o efeito que isso terá no TI e na infraestrutura que lhe dá suporte?
#1 Maior Movimento em Direção ao Cloud
Considerando que o pêndulo nunca mais voltará para onde estava antes, e pela percepção do drástico aumento pela demanda de serviços de cloud, parece que haverá um maior e mais acelerado movimento em direção ao cloud.
As empresas vão querer ser mais resilientes a novos choques e ter a capacidade de viabilizar um novo modelo para se trabalhar. Elas migrarão mais serviços para o cloud para garantir que o acesso remoto seja possível e rápido. E, é claro, para serem menos suscetíveis a choques futuros, vão querer estabelecer parcerias com empresas de tecnologia que lhes ofereçam o melhor nível de proteção, considerando coisas aparentemente inócuas como a proximidade de um técnico de serviços às suas instalações.
#2 Construção Acelerada de Site no Edge
Com uma maior demanda por entrega de serviços de cloud, e as considerações a respeito de custos e de velocidade que eles acarretam, é provável que proprietários de hyperscale e fornecedores de colocation pertinentes começarão a distribuir esses serviços com um ritmo ainda mais rápido para a base de usuários agora mais distribuída. Estando bem protegidos em tempos difíceis, eles poderão se mover com algum ritmo. A velocidade de implementação aumentará e a demanda por conceitos como data centers pré-fabricados provavelmente crescerá.
#3 Ampliar a Largura de Banda da Telecomunicação Residencial
Mais serviços de cloud que são implementados mais localmente dependem da última milha para chegar ao usuário. Embora não existirão mudanças nos volumes totais de tráfego, os padrões mudarão. Locais empresariais com conexões potentes serão reduzidos e áreas residenciais com menos capacidade os substituirão. Deverão ocorrer pontos de estrangulamento nos nós da rede onde as linhas convergem. Acrescente a isto o calor adicional que será gerado nesses sites devido ao TI funcionar próximo a 100% da capacidade e a dissipação de calor se torna um assunto importante, especialmente quando as temperaturas começarem a aumentar no verão e a manutenção se tornar mais arriscada.
A espécie humana é a mais adaptável e nos adaptaremos com sucesso. O que mudou é a velocidade e as armas de persuasão. Se tivéssemos passado por essa rápida mudança da computação para home offices há 15 anos, estaríamos menos preparados para dar suporte à continuidade dos negócios que é essencial para nossas comunidades hoje e no futuro.