Este ano, a sustentabilidade se tornou uma questão cada vez mais crucial para a indústria de data centers na América Latina. À medida que os operadores de data centers de hyperscale estão assumindo compromissos públicos sobre sustentabilidade, eles estão aumentando a pressão para ter operações mais eficientes e limpas, independentemente do consumo de energia.
“Os data centers estão sendo levados pelos clientes a reduzir sua pegada de carbono, consumo de energia, uso de água, uso de matérias primas e a quantidade de lixo que produzem,” cita um estudo da empresa Norton Rose Fulbright. A tendência está estabelecida: o futuro dos data centers é “verde”.
A Vertiv projeta e constrói infraestruturas digitais preparadas para o futuro, com o objetivo de ajudar os clientes a aumentar sua eficiência energética e confiabilidade. Por esse motivo, durante sua participação no DCD>Connect Cancun, nos dias 19 e 20 de setembro, a empresa centralizou a conversa na importância de contribuir para um futuro mais responsável da indústria de data centers.
Rafael Garrido, Vice-Presidente da Vertiv América Latina e Country Manager da Vertiv Brasil, juntou-se a Alessandro Lombardi, CEO do Grupo Peimote Holding e Marcos Peigo, Senior Advisor da Digital Bridge e cofundador e CEO da Scala Data Centers, no painel “Como criar um futuro responsável e sustentável no setor de Data Centers?” para analisar a estratégia de sustentabilidade sendo adotada pela indústria na região e as demandas dos hyperscalers em termos de design e tecnologia para reduzir o consumo de recursos.
De acordo com a Norton Rose Fulbright, essas demandas estão relacionadas com métricas mais transparentes e quantificáveis que melhorem a responsabilidade futura das operações, como a PUE (Eficácia no Uso da Energia), a CUE (Eficácia no Uso do Carbono), a WUE (Eficácia no Uso da Água) e a UIE (Eficácia no Uso da Infraestrutura).
Em uma iniciativa para trabalhar com seus clientes para dar respaldo aos seus objetivos de sustentabilidade, incluindo aqueles medidos pelas métricas acima, em seu primeiro relatório ambiental, social e governança (ESG) a Vertiv estabeleceu cinco princípios-chaves para seguir ao desenvolver e entregar produtos e soluções de alta performance:
- Alta eficiência: Projetar para o mercado soluções eficientes energeticamente e em relação ao uso de água.
- Alta confiabilidade: Construir equipamentos resilientes e com grande capacidade de passar por manutenção, que sejam duráveis por um longo tempo.
- Baixo impacto: Lutar para compreender e limitar os processos de manufatura que possam ter impactos ambientais adversos, medir e aumentar o uso de materiais recicláveis em nossos produtos e nas embalagens dos nossos produtos.
- Low touch (de baixo contato): Possibilitar a identificação/resolução de problemas remotamente, serviços de otimização e sistemas mais conectados para melhorar e reduzir o impacto ambiental das práticas de manutenção.
- Economia circular: Reutilizar, reformar ou reciclar equipamentos e materiais ao final de sua vida útil.
Para reconhecer a inovação e o comprometimento da indústria em reduzir o impacto ambiental dos data centers, a Vertiv foi também este ano a patrocinadora da categoria Impacto Ambiental na premiação DCD LATAM Awards.
Se quiser saber mais sobre o primeiro relatório ESG da Vertiv, clique aqui.