Quando construindo um data center novo ou fazendo o retrofit de um site existente, os operadores de data center podem optar por várias opções de ventilação.
Existem normalmente três opções: refrigeração por rack, por linha (row), ou por sala. As mesmas leis fundamentais da física valem para todas as três. Além disso, no que tange o projeto e a operação, estas opções diferem apenas em termos de detalhes.
O que diferencia as três soluções são suas vantagens e desvantagens individuais. Em que medida estas vantagens e desvantagens são relevantes dependerá do projeto sendo considerado.
A refrigeração por Linha (row-based), por exemplo, tende a ser usada em projetos menores (até 20 racks). A refrigeração por sala é mais adequada para densidades de carga menores, enquanto a refrigeração por rack é mais adequada para cargas maiores. O ponto de equilíbrio a partir do qual a refrigeração por rack é mais adequada depende fortemente nas condições básicas do projeto.
Em geral, as seguintes condições básicas devem ser sempre implementadas em um sistema de refrigeração para assegurar a operação economicamente mais eficiente:
- As temperaturas devem ser mantidas no mínimo dentro do sistema
- Deve ser usado dry cooling (resfriamento seco) ou free cooling*
- Manter alta a diferença de temperatura e baixa a massa/volume do fluxo em todo o sistema
- Instalar a separação completa dos corredores quente/frio dentro da sala de TI
- Por razões de disponibilidade, sistemas de refrigeração normalmente incluem unidades de redundância em cada sub-sistema. Coloque unidades de redundância (especialmente ventiladores e bombas) e opera todas as unidades com carga parcial baixa.
A decisão pelo sistema de ventilação ótimo deve levar em consideração não apenas o custo total de propriedade (TCO), mas também as condições-limite específicas do projeto. No data center considerado em nosso estudo – e os três casos de carga analisados: 3, 6 e 9 kW por gabinete – refrigeração por linha (row based) é de alguma forma menos adequado que refrigeração por sala ou por rack. O ponto de equilíbrio acima do qual a refrigeração por rack será mais adequada é apenas um pouco mais que 10 kW por rack. A solução ótima tem um PUE de 1,1 para cada carga se forem consideradas condições básicas.
Sugiro que você leia este estudo que demonstra como três soluções para recircular o ar condicionado em um data center – refrigeração por rack, por linha (row) e por sala – podem ser projetadas e otimizadas para um TCO baixo ao longo de um período de operação de 10 anos.